RESIDENT EVIL 4


 Leon S. Kennedy era apenas um policial novato quando presenciou o tenebroso evento que aconteceu em 1998, na cidade de Raccoon City. Muito tempo se passou e Leon finalmente conseguiu deixar para trás as imagens daquele dia. Seis anos depois, ele é um agente do serviço secreto norte-americano, responsável pela proteção da família presidencial. 
     Ashley Graham, a filha do presidente, é seqüestrada na saída de sua universidade por uma organização desconhecida. A única pista é que ela teria sido vista em uma remota ilha do continente europeu. Agora, cabe a Leon resgatá-la. Mal sabia ele que isso significava uma nova imersão em um pesadelo que ele acreditava ter acabado. 
     Resident Evil 4 marca uma mudança de rumos na série. Totalmente diferente dos games anteriores, este jogo representou uma verdadeira revolução nos games de ação, pavimentando o caminho para todas as seqüências de Resident Evil. Criticado por uns e considerado o melhor por outros, RE4 causou controvérsia, mas, mesmo assim, acabou sendo considerado um dos melhores games de Gamecube e Playstation 2 na época que foram lançados. Com uma história completamente nova e, ainda assim, mais ligada aos acontecimentos de 1998 do que se imagina no início, Resident Evil 4 é ao mesmo tempo um ponto final e um ponto de partida, um divisor de águas na cronologia da franquia. 

__________________________________________________________________



__________________________________________________________________
PERSONAGENS

Leon S. Kennedy
 
O policial que teve de enfrentar zumbis na infectada Raccoon City em seu primeiro dia de serviço agora é um agente do governo, contratado para resgatar a filha do presidente dos EUA, que foi seqüestrada e levada a um pequeno e aparentemente pacífico vilarejo localizado em algum lugar na Europa. Porém, Leon se vê no meio de uma terrível conspiração envolvendo a garota e velhos conhecidos seus e, para escapar, deverá enfrentar mais uma vez criaturas modificadas por uma misteriosa infecção

Ada Wong
  
A espiã que aparentemente havia morrido em Raccoon volta com um objetivo específico em relação às Plagas que são utilizadas no local. Munida de equipamentos de alta tecnologia e com um grande preparo físico, a espiã chega a auxiliar Leon em alguns momentos, sem deixar claro sua posição em relação ao agente. 

Ashley Graham
 
A filha do presidente dos EUA acabou seqüestrada e levada até o vilarejo, como parte inicial de um plano arquitetado por Osmund Saddler. Ashley é extremamente mimada e cheia de cuidados especiais. À medida que Leon avança pelo local, a garota pode acabar sendo até mesmo um obstáculo para ele, que deve ao mesmo tempo deixar a garota longe dos inimigos e tentar manter-se vivo para tirá-los de lá.

Luis Sera
 
O espanhol aparece inicialmente como um prisioneiro de Saddler, contando para Leon que é apenas um policial local. Porém, Luis sabe mais sobre as Plagas do que aparenta, e possui um objetivo determinado em relação a elas.

Osmund Saddler
 
É o líder do culto Los Illuminados e a grande mente por trás do plano que visava inicialmente o seqüestro de Ashley Graham. Lord Saddler, como é chamado por seus subordinados, aparenta possuir total controle sobre as Plagas.

Ramon Salazar
 
O bizarro dono do castelo que abriga o culto Los Illuminados tem apenas 20 anos e é o último membro de sua nobre família. Está sempre ao lado de seus guarda-costas e é extremamente provocador. A existência das Plagas está ligada a ele e ao imenso castelo, fazendo-o cedê-las para Saddler utilizá-las como parte de seu plano.

Bitores Mendez
 
Bitores é o chefe do vilarejo e exerce certa autoridade sobre os Ganados da região. É extremamente alto e dotado de grande força, o que faz com que os esforços de Leon para derrotá-lo sejam praticamente inúteis.

Ingrid Hunnigan
 
A agente do Serviço Secreto é o único meio de comunicação externa que Leon possui durante toda sua jornada. Ingrid o auxilia em diversos momentos, dando ordens específicas ou apenas desejando cuidado e boa sorte na seqüência de sua missão.

Jack Krauser
 
Um velho conhecido de Leon, dado como morto anos antes, também está nas redondezas do vilarejo. Foi ele o responsável por levar Ashley ao seu cativeiro, porém sua lealdade aos Los Illuminados é questionada, já que ele aparentemente está envolvido com outras pessoas. Possui uma mutação concentrada das Plagas em seu braço.

__________________________________________________________________

INIMIGOS

Ganados
 
São os habitantes do vilarejo de Pueblo, onde se inicia toda a história. Equivalem aos zumbis dos jogos anteriores, porém se assemelham mais à forma humana que estes. São mais agressivos e podem atacar com certas ferramentas, como tochas e pequenas foices. Após avançar um pouco no jogo, nota-se que as plagas que os contaminam surgem de suas cabeça após serem abatidos, sendo necessário também elimina-las. Além disso, em determinado ponto mostram-se mais equipados, como soldados, com armas mais potentes e maior resistência. Qualquer arma é eficiente contra eles, mas recomenda-se a Handgun para poupar munição dos equipamentos mais fortes ou a Shotgun quando estão em um grande grupo.

Dr. Salvador
 
Também é um Ganado, porém sua poderosa arma o torna especial em relação aos demais. Ele é muito mais resistente e possui uma moto-serra que decapita Leon em um único golpe, aparecendo diversas vezes ao longo do jogo. Deve-se evitar sua aproximação o máximo possível e para isso é recomendado o uso da Shotgun e granadas de luz para sua distração. No modo Mercenaries, surge uma versão sua maior e muito mais forte, com uma serra dupla e uma velocidade incrível, o que pode requerir toda a habilidade do jogador.

Colmillos
  
Os clássicos cães infectados retornaram nesse jogo, porém com uma participação bem mais limitada. Mesmo assim, ainda aparecem em grupo e oferecem um certo perigo. São criaturas rápidas e que causam um alto dano com mordidas ou atacando com suas plagas. Contra ele, granadas incendiárias e a Handgun são muito efetivas, sendo a Shotgun necessária em caso de muita munição sobrando.

Cobras
  
Estas pequenas serpentes costumam surgir vez ou outra dentro das caixas de madeira que são encontradas durante o game. O dano causado por suas mordidas é quase nulo e elas morrem com uma só facada. Ao quebrar as caixas, mantenha a arma empunhada para não ser surpreendido.

Zealot
 
São os monges membros do culto Los Illuminados, residentes no castelo de Salazar. São muito parecidos com os Ganados em questão de resistência, mas podem matar com mais facilidade. Também estão infectados e aparecem de diferentes formas, desde seus líderes, que podem possuir armaduras e armas mais potentes, até os membros mais comuns.

Garrador
 
Um inimigo cego, porém extremamente perigoso. Guia-se apenas por sua apurada audição, atacando com afiadas garras que causam um alto dano se houver descuido. Seu grande ponto fraco é sua plaga, que fica extremamente exposta em suas costas. Tiros certeiros com o Rifle ou a Shotgun nesse local garantem sua morte.

Las Plagas
 
São os organismos que estão presentes dentro de todos os inimigos do jogo. Eventualmente após a morte de alguns deles, soltam-se e atacam por si só, podendo ser mortais em alguns casos. Tiros rápidos de Handgun dão conta delas e granadas de luz as destroem instantaneamente. 

Novistador
 
Estranhos insetos que são dotados de invisibilidade ou de capacidade de vôo. Apesar disso, localiza-los não é uma tarefa difícil. Aparecem em diferentes partes do jogo, mas a estratégia para nocauteá-los é sempre a mesma: Shotgun ou alguma arma mais potente, no caso de haver muita munição.

J.J.
  
Um ganado-soldado com um diferencial: munido de uma enorme metralhadora giratória, consegue causar muito dano com um alto alcance. O melhor é evitar que ele a use, então, deve-se atirar repetidamente. Sua resistência é muito alta, dessa forma, o recomendado é uma arma de grande potência, como a Magnum ou uma Shotgun já com vários upgrades. 

Armaduras
 
Equipamentos medievais que ganharam vida própria ao receberem as plagas. Pode abater com facilidade. Com Leon, o recomendado é atirar em suas pernas, derrubando-a, e atirar em seguida no elmo, revelando a plaga. A partir daí, granadas de luz ou tiros de Magnum e Shotgun resolvem. Ao controlar Ashley, elas também aparecem, porém, não é necessário abatê-las. 

Regenerator
 
São estranhas criaturas com um alto poder regenerativo. Graças a isso, não se pode usar armas normais contra eles. Para derrotá-los, é necessário um rifle equipado com a Infrared Scope, que é capaz de localizar as plagas contidas em seus corpos. Atirando em todas elas com o rifle ou com uma arma potente como a Magnum ou a Shotgun, eles caem imediatamente.

Iron Maiden
 
São seres semelhantes aos Regenerators, porém possuem espinhos por todo seu corpo, o que os torna ainda mais perigosos, capazes de matar Leon com uma única estocada. Para matar um Iron Maiden, usa-se o mesmo esquema dos Regenerators. A única diferença é a quantidade de tiros que são precisos, além de esse inimigo possuir mais plagas na região das costas.

Bella Sisters
 
São Ganados irmãs, sendo que ambas possuem uma moto-serra. Atacam juntas ou separadamente, o que torna uma difícil tarefa abatê-las sem ser morto por decapitação. Aparecem em várias oportunidades: ao escolher um determinado caminho no mapa do vilarejo do game normal, em Separate Ways ou como chefe de uma das fases do modo Mercenaries. Para derrotá-las, usa-se o mesmo esquema do Dr. Salvador. 

Del Lago
    
 Como o próprio nome já diz, trata-se de uma criatura que habita um lago, localizado próximo do vilarejo. Leon a observa anteriormente devorando os policiais que o transportavam no início do jogo. Para chegar até ele, o agente usa um bote e a única arma disponível é um arpão, que deve ser atirado no monstro quando ele se aproximar pela frente. O bote de Leon acaba preso ao corpo do animal por uma corda, o que o faz ter que desviar de obstáculos enquanto ele tenta escapar.

El Gigante
  
Uma criatura gigante que possui uma vaga forma humana. Possui alta resistência aos tiros e tem uma força devastadora: é capaz de destruir pequenas casas e atirar árvores contra você. Há mais de um durante o jogo (inclusive com armaduras) e a única forma de derrotá-lo é usando a faca repetidamente em suas costas quando possível, após diversos tiros com sua arma mais potente. 

Bitores Mendez
 
É o chefe de Pueblo e um dos homens fortes por trás de toda a história. Primeiramente possui uma forma humana, porém é mais alto do que o normal e é dotado de força descomunal. Leon o encontra diversas vezes antes de lutarem. Quando essa hora chegar, Bitores estará deformado, com sua coluna exposta. Nesse caso, tiros certeiros com o Rifle ou a Shotgun são excelentes escolhas. Posteriormente, apenas seu tronco sobra para atacá-lo. Use sua arma mais forte, pois ele é ágil e possui golpes potentes. 

Verdugo
 
Essa criatura é um dos guarda-costas de Salazar. A luta contra ele é opcional – basta ativar o elevador e esperar o tempo passar, apenas desviando de seus golpes. Porém, a recompensa por matá-lo é muito valiosa. Ele é um dos chefes mais resistentes do jogo, por isso economize na munição. Naturalmente, ele é indestrutível e para torná-lo vulnerável aos tiros basta jogar os vários cilindros de nitrogênio espalhados pelo local. Aí, é só descarregar sua arma mais potente nele. 

Ramon Salazar
 
O humano que parecia indefeso se anexa a uma estranha e enorme criatura para enfrentar Leon. Ele possui ataques potentes e que podem matá-lo com um só golpe, então é necessário certo cuidado. Para vencer, atire até o corpo de Salazar ficar exposto. Dessa forma, você terá um curto período para atingi-lo o máximo possível. É recomendado usar a Shotgun ou a Magnum para esse trabalho. O rifle, se usado velozmente, pode ser útil. 

Jack Krauser
 
Um velho conhecido de Leon, que aparece em duas partes distintas. Na primeira, há apenas um duelo de facas – algo em que ambos são especialistas. No segundo encontro, Krauser está melhor armado e oferece maior perigo durante um longo caminho. A luta final é no alto de uma torre, com a plaga em seu braço muito desenvolvida. Para derrotar de vez o sujeito, atire em suas pernas até ele cair e use sua melhor arma na cabeça ou use a própria faca. 

U3
 
A cartada final de Saddler. O U3 é uma bizarra criatura muito resistente, mas que não apresenta grande velocidade. Em sua primeira batalha, você só pode fugir e tentar escapar da seqüência de plataformas suspensas. Após isso, você alcança terra firme e pode nocauteá-lo. A Magnum, a Shotgun e granadas são recomendáveis aqui. 

Lord Saddler
 
O último grande desafio do jogo é ninguém menos do que o líder do culto Los Illuminados, em uma forma monstruosa que assusta apenas pelo tamanho. Atire primeiro nas pernas, paralisando-o. Seu ponto fraco torna-se então vulnerável – o olho. É possível causar mais dano ainda no monstro ao acionar as alavancas espalhadas pelo cenário, que podem fazer com que ele seja atingido por vários ferros. Quando Saddler tiver sofrido um dano considerável, Ada irá jogar a Rocket Launcher especial, capaz de matar a criatura com o seu único foguete. 

__________________________________________________________________

ARMAS

Knife (Faca)

   A faca que o acompanha durante todo o jogo pode ser usada tanto para quebrar certos objetos quanto para atacar. É ideal para economizar munição e usá-la em Ganados que estejam deitados, pois seus golpes chegam a tirar um dano considerável.

Harpoon (Arpão)
   O arpão é utilizado unicamente contra o Del Lago, o primeiro chefe do jogo. É usado dentro do bote, de onde Leon deve atirar quando a criatura se aproxima. Você pode usar quantos arpões quiser contra o monstro, pois eles são ilimitados.

Hand Grenade
  A granada verde é a mais convencional, causando uma explosão ao ser detonada. É o tipo que causa mais dano 
aos inimigos

Incendiary Grenade
 A granada vermelha coloca uma pequena área em chamas, queimando os inimigos que estiverem ou passarem pelo local durante seu efeito.

Flash Grenade
 A granada azul emite uma forte luz que é capaz de cegar certos inimigos por alguns instantes, ideal para grupos. Quando isso acontecer, você pode poupar munição aplicando golpes neles. Também é capaz de exterminar as plagas instantaneamente.

Handgun
 A arma básica do jogo, que o acompanha a partir do princípio. É considerava fraca, porém é muito útil para inimigos que estejam sozinhos e para poupar munição, já que balas para ela são encontradas aos montes.

Handgun com Silenciador
 A Handgun normal do jogo com a adição do Silencer (Silenciador). Esta arma é exclusiva de Wesker no modo Mercenaries. Sua grande vantagem é de não chamar muita atenção dos inimigos e de ter 5 vezes mais chances de executar um critical hit.

Punisher

Uma versão melhorada da Handgun, que pode ser comprada ou conquistada de graça ao recuperar todos os medalhões e devolve-los aos Merchant. Seus grandes pontos positivos são o fato de suportar maior quantidade de munição e ser grátis

Red9

Uma arma de aspecto velho, de carregamento lento e poder muito alto. É a arma utilizada por Luis e pode ser comprada no Merchant.

Red9 Stock

Para melhorar o desempenho da Red9, há a venda um Stock, que auxilia em seu manejo, além de um upgrade especial que a confere alto poder de fogo.

Shotgun

Leon a encontra na casa onde se refugia dos Ganados, logo ao entrar em Pueblo. Sua munição é comum, porém em quantidades moderadas. É extremamente potente quando se atira perto dos inimigos, mas perde muito em força quando o alvo esta distante. É ótima contra grupos e inimigos de grande porte, como Novistadores e o Dr. Salvador.

Blacktail

É menos potente que a Red 9, mas é melhor que as demais desse tipo. Suas vantagens são a alta velocidade de recarga e de tiro, tornando-a ideal para grupos de Ganados, por exemplo. Não costuma ser muito escolhida ao decorrer do jogo e pode ser comprada no Merchant.

Shotgun (Ada)

 Shotgun exclusiva de Ada Wong no game Separate Ways. Possui as mesmas características da Shotgun tradicional, encontrada por Leon: é potente contra inimigos próximos e é capaz de acertar diversos alvos por disparo. Sua munição é encontrada com menos freqüência do que a Handgun.

Riot Gun

Uma versão melhorada da Shotgun que pode ser comprada a partir da entrada de Leon na área do castelo de Salazar. Possui melhor poder em longa distância do que sua antecessora, mas, de resto, acaba ficando com as mesmas características da Shotgun. Não é recomendável realizar todos os seus upgrades.

Striker

A última versão de Shotgun pode ser comprada no Merchant em determinado ponto do game. É a melhor em praticamente todos os aspectos, exceto longa distância. Devido ao seu importante uso e grande munição, é normalmente carregada até o fim do game. Seu upgrade especial a confere até 100 balas carregadas.

Rifle

Uma versão simples à base de madeira, que acaba não sendo muito usada durante o jogo por pouca munição e longo tempo de carregamento entre um tiro e outro. Porém, sua mira acaba a tornando boa opção para certos chefes e inimigos que estejam distantes.

Rifle (Semi-Auto)
É uma versão melhorada do Rifle em todos os aspectos possíveis: poder e velocidade de fogo e de recarregamento. Ideal para chefes e inimigos distantes.

TMP
 Uma arma automática, capaz de disparar vários tiros seguidamente com velocidade extremamente alta. Não possui grande poder de fogo, mas é eficaz contra inimigos mais fracos ou para afastar grandes grupos.

Bowgun
Só pode ser comprada no Merchant com Ada no game Separate Ways. Esta arma funciona basicamente como uma Grenade Launcher, ausente em Resident Evil 4. Suas flechas causam grandes explosões, capazes de matar diversos inimigos por disparo, e exige tempo considerável para ser recarregada. É indicada para ser usada contra inimigos fortes e chefes.

Krauser's Bow
 O arco e flecha de Krauser só pode ser utilizado ao controlar esse personagem no modo Mercenaries. É rápida e chega a prejudicar bastante os inimigos, porém é preciso tempo para aprender a utilizar sua mira. Elimina a maioria dos ganados com uma só flecha, e recarregá-la toma um pouco de tempo.

Broken Butterfly
A primeira Magnum conquistada no jogo chega a ser bem efetiva contra inimigos de grande dificuldade, como alguns chefes. Seu poder é muito alto, porém a munição é rara e o carregamento pode comprometer a sua estratégia.

Killer7
Homenageando um jogo através do nome, essa arma possui maior velocidade que a antecessora, porém fica devendo em poder de fogo e por não possuir upgrade especial. Também valem as mesmas regras: economize munição o máximo que puder.

Mine Thrower
  Tida por muitos como dispensável, pode ser comprada no Merchant. Joga pequenas minas detonadoras que explodem após um tempo. Pode ser usada contra certos chefes, especialmente após upgrades que a garantem bom poder no momento da explosão.

Rocket Launcher
 O clássico lançador de foguetes está de volta. Com apenas um tiro disponível, é capaz de causar um dano extremo em seu inimigo, como matar certos chefes de imediato. Pode ser comprada ou encontrada em um determinado ponto do game, e há também uma versão com munição inifita, disponível no Merchant após terminar o game uma vez.

Matilda
A poderosa Matilda só pode ser comprada após terminar o jogo uma vez. Não chega a ser muito forte, mas dispara 3 tiros por vez, sendo ideal para Ganados e outros monstros mais fracos. Com os upgrades, ela se torna uma arma que vale a pena de ser obtida, podendo chegar à capacidade de 100 balas e a uma alta velocidade.

Chicago Typewriter
 A arma mais poderosa: possui alto poder de fogo e munição ilimitada. Para possibilitar sua compra, é necessário terminar apenas o Assignment Ada (no caso do Game Cube) ou o Separate Ways (para a versão PS2) para tê-la com Leon. Para utilizá-la com Ada (apenas na versão PS2), termine o modo Assignment Ada. 

Handcannon
Em termos de potência, é a melhor arma possível de se ter no jogo, um verdadeiro "canhão de mão", como o nome sugere. Pode ser comprada ao conquistar 5 estrelas com todos os personagens em cada cenário do modo Mercenaries, algo difícil, porém, que vale pelo resultado. Seus upgrades incluem poder de fogo elevadíssimo e até munição ilimitada.

P.R.L. 412
  Arma ausente na versão GameCube, é habilitada ao finalizar o modo Professional e não precisa de munição. Tem um funcionamento bem diferenciado, sendo possível aplicar dois tipos do tiro. O primeiro é possível ser executado quando a barra de eletricidade atingir o nível mínimo, provocando um efeito semelhante ao da Flash Grenade, matando Plagas imediatamente. O segundo tiro é executado quando o nível de eletricidade está no máximo, disparando um raio capaz de matar a maioria dos inimigos instantaneamente.

__________________________________________________________________

SEPARATE WAYS



Presente nas versões para Playstation 2 e Wii de Resident Evil 4, o modo “Separate Ways” pode ser visto como um equivalente aos cenários A e B do segundo game da série. Enquanto Leon faz seu caminho pela vila e pelo castelo para resgatar Ashley Graham, Ada Wong também agia, guiada por seus próprios objetivos. É exatamente a participação da espiã que este cenário tem a intenção de mostrar.
     Habilitado após o término do game normal, “Separate Ways” é mais curto que o game normal. Composto de cinco capítulos, cada um com seu objetivo específico, o game começa no mesmo momento em que Leon chega à vila. Agindo nos bastidores, Ada Wong auxilia o policial ao mesmo tempo em que dá prosseguimento à sua própria missão: obter uma amostra do parasita Las Plagas para Albert Wesker. Personagens do game de Leon como Krauser e Luis também têm um papel importante em “Separate Ways”, entretanto, agindo de maneiras diferentes.

__________________________________________________________________

TRAILER 

__________________________________________________________________

IMAGENS 

 







Fontes : Revil , Wiki 
Imagens : Resident Evil The Movies